segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Benefícios da Panela de Ferro para Saúde

beneficios_da_panela_de_ferro_para_saude
Benefícios da Panela de Ferro para Saúde
Todos conhecem a tradicional recomendação de usar panelas de ferro na preparação de alimentos para pessoas anêmicas. Mas será que a sabedoria popular tem fundamento ou trata-se apenas de um boato?

Alexandra Figueiredo Rodrigues, Nutricionista e Gerente de Qualidade na Quality esclarece a questão e explica a importância do ferro na nossa alimentação.

Segundo Alexandra, o ferro é um elemento químico, metálico, necessário à vida dos seres vivos. Dois tipos de ferro são fornecidos pela dieta: o ferro heme (presente nos alimentos de origem animal, como as carnes) e o ferro não-heme (encontrado nos cereais e outros vegetais).

O ferro desempenha importantes funções no metabolismo humano e a falta de ferro no organismo manifesta-se através da anemia ferropriva que é caracterizada por níveis baixos de hemoglobina.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a anemia afeta cerca de 30% da população mundial. Entre os indivíduos mais susceptíveis ao problema, encontram-se as crianças menores de 5 anos e as mulheres em idade reprodutiva.

Sobre a eficiência do uso de panelas de ferro como meio preventivo e mesmo auxiliar no tratamento da anemia ferropriva, a Nutricionista valida a sabedoria popular e explica:

"Durante a preparação culinária, interações entre os alimentos e os utensílios ocorrem: algumas benéficas, outras inócuas, enquanto que outras podem ser prejudiciais à saúde. Neste sentido, dado sua relevância para a saúde do homem, os utensílios culinários confeccionados com diversos materiais têm sido mundialmente objetos de estudo em muitas pesquisas"

A migração de ferro das panelas de ferro é modulada por fatores como acidez da preparação, teor de água dos alimentos, tempo e temperatura de contato. Quanto mais ácido o alimento, maior o teor liberado de ferro. Quanto maior o tempo de cozimento, maior quantidade de ferro será observada no alimento.

Um bom exemplo é que o conteúdo de ferro em 100 gramas de molho de espaguete cozido em panela de ferro é de 87 mg, contra 3 mg se fosse cozido em panela de vidro.

Segundo estudos, observou-se que utensílios de ferro utilizados em preparações culinárias podem aumentar em cerca de 50% a quantidade de ferro.

A utilização do ferro, que migra desse tipo de panela, pelo organismo é igual a do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

Pesquisa nutricional realizada por Adish et al .,( 1999 )comprova o benefício à saúde que o ferro derivado da panela de ferro pode produzir. O estudo foi realizado com crianças de 2 a 5 anos de idade na Etiópia. O resultado deste estudo mostrou que as crianças alimentadas com alimentos cozidos em panelas de ferro cresceram mais e apresentaram maior nível de hemoglobina no sangue. Após 1 (um) ano verificou-se que a incidência de anemia reduziu de 57% para 13% nestas crianças.

Diante de tudo isso, Alexandra Figueiredo Rodrigues recomenda: "Vamos tirar do armário aquela panela de ferro que era usada por nossas avós e bom apetite!"

Fonte: quality-sas.com.br
---
Varejão das Louças - Utensílios de Cozinha para Restaurantes, Hotéis e Casa

www.varejaodasloucas.com.br
Rua Eliza Serafim, 75-A | Vila Canesso - Pedreira-SP
Telefone: (19) 3852.1605
E-mail: contato@varejaodasloucas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!

© Varejão das Louças - 2020. Todos os direitos reservados.
Criado por: Agência Camis
Tecnologia do Blogger.
Agência Camis